PES – Percepção Extrassensorial (ESP – Extra Sensorial Perception)
Nada mais é do que o conjunto de várias habilidades mentais. Este conceito foi proposto, e claro, estudado pelo Joseph Banks no ano de 1934. Termo que também é conhecido como Psi-Gamma. A pessoa que possua algum evento psíquico é chamada de sensitiva ou psíquica.
Claramente estas pessoas tem um sentido a mais para perceber o que está a sua volta, ou até controlar o que está a sua volta dependendo do evento psíquico que está possua, pois claro, tem uma outra sensibilidade, que por fim, é muito aguçada. Foram postados textos explicativos sobre alguns eventos aqui no Fringe BR, na primeira temporada deste quadro, porém, há alguns tipos de eventos dentro do PES ditos como principais, são eles:
· P Psicometria - Neste, o sensitivo obtêm informações de uma determinada pessoa ao tocar em um objetivo desta;
Telepatia - É o evento onde o sujeito pode ler o pensamento de uma pessoa;
Premonição - Ato de prever o futuro, realmente distante e que possa assim evitar algo grave;
Retrocognição - Evento onde o psíquico pode ver alguma situação passada, sendo distante também;
Mediunidade - Sujeito capaz de conversar com mortos;
Clarividência - Pessoa capaz de ver, observar eventos que estejam acontecendo em outros lugares
Radiestesia - Seria o evento onde um sujeito é sensível à radiação, onde com o auxílio de algum instrumento, ele possa encontrar água, objetos que foram perdidos e até mesmo corpos enterrados;
Simulcognição - Capacidade de conhecer a realidade presente, sendo que é um evento que é conjunto à telepatia.
Acima, figura mostrando as Cartas Zener, utilizadas em meados do Século XX para pesquisas do PES.
Bem, os cientistas não se manifestaram muito quando o assunto se trata de PES, mas claro, foram devidamente estudados, mas sem resultados que mostrassem que estas habilidades descritas acima realmente existem. Sendo que os estudiosos desta área, já disseram que não esperam que isto seja aceito entre as pessoas, tendo em vista que não são coisas comuns ao nosso dia-a-dia. Que são realidades que não são baseadas no físico, na praticidade deste mundo.
adorei! muito massa :)
ResponderExcluir