4 de ago. de 2011

A Ciência de Fringe (1ª Temporada) - Precognição | Capítulo 5


Precognição é um fenômeno na parapsicologia onde um sujeito prevê acontecimentos futuros. Cujo ato também é sinônimo de criptestesia e premonição por exemplo, sendo o último a confusão na cabeça de muitas pessoas ao confundirem premonição com precognição. Então, resumidamente, premonição, difere no sentido que esta pode ser buscada pelo sujeito, caso ele deseje, e mediante do mesmo ele prevê alguma ação futura, ele possa com isto evitar o acontecimento.


Há explicações espíritas e científicas para isto. Basicamente, o espiritismo explica a precognição com “viagens” que a pessoa faz quando dorme, extra corpóreas como intitulam os espíritas. Então por meio de uma ‘viagem’ alguém poderia visualizar tudo a sua volta, comunicar-se com pessoas que já morreram e as mesmas fazerem revelação de um futuro próximo.

Mas, como a ciência exige provas verídicas, obviamente, já foram feitas pesquisas e testes para ver se de fato este evento ocorre. Malcolm Bessen, um dos mais conhecidos por ter realizado estes testes – que completou a realização de 1000 testes, aproximadamente – as pessoas submetidas aos testes, eram levadas a terem estímulos multi-sensorias, tais se baseavam em um livro chamado “The Content Analysis of Dreams” (A Análise do Conteúdo dos Sonhos), onde o sujeito era estimulado com frases do livro, também eram dispostos a visualizarem imagens, escutar efeitos sonoros – já que precognição é um evento extra-sensorial – e também, era logicamente baseado em sonhos. E por fim, a ciência diz sim, que tal ato, é verídico, relatam este fato, porque se aparenta que os testes foram feitos com muita rigidez.

Mas claro, para alguns não passa de fraude, alguns comentam que qualquer um pode fazer um ato precognitivo, este pode ser realizado tendo ciência do que ocorre consigo no hoje. Como uma pessoa que na atualidade não tem uma educação alimentar, é obesa, bebe, fuma, etc, pode vir a óbito um dia se ela não regularizar sua vida. Então, isto seria mais lógica humana.

Bem, há vários céticos em questão a isto, e claramente, você só vence o ceticismo com provas e não com supostas lógicas que descreve sobre o ser humano ter alma e esta por ser espiritual, livrar-se do organismo, por ser algo de uma dimensão diferente desta. Mas bem, convive-se em sociedade e nos estamos dispostos há variantes de conselhos, basta tomarmos conhecimento e uma vez respeitá-los.


Nesta foto do primeiro episódio de Fringe, primeira temporada também, mostra a Olívia, após ser submetida ao famoso tanque e depois ser levada por meio mental a um encontro com John, pode ser tomado como um exemplo de precognição, e relativamente sendo extracorpóreo.



O próximo capítulo é sobre Matéria Escura! Comentem :D

2 teorias:

Rebeca Borges disse... [Responder Comentário]

sempre quis saber sobre precognição pelo lado científico. só conhecia o lado espírita. Muito bom!!!!

wesley@DN disse... [Responder Comentário]

muito interessante, adoro saber esses assuntos cientificos, muito bom!!!

Postar um comentário

.